Quais passeios fazer nas férias escolares?

Para onde viajar nas férias e quais passeios turísticos fazer? Esses são um dos principais questionamentos dos pais, pois alguns não conseguem pegar férias junto com seus filhos, outro quesito é que, por ser férias, essas datas são as mais desejadas do calendário.
Para muitas pessoas, essa é a melhor oportunidade de descansar com a família ou amigos e claro conhecer outros lugares. Entretanto, em nenhum outro período há tantas pessoas querendo viajar ao mesmo tempo. O que pode gerar problemas se esse destino não for definido com antecedência.

Mas não se preocupe, pois separei dicas de passeios turísticos para você aproveitar ainda mais suas férias e voltar para o trabalho revigorado e para que você consiga se divertir junto com seu filho!

Planejamento de férias 

Para realizar passeios ou viagens longas é necessário que haja muito planejamento, pois existem pais que conseguem uma pausa do emprego e outros não, além disso é necessário definir quais serão as rotas dessa viagem. 

Para quem não deseja realizar viagens longas, mas que consiga se divertir tanto quanto, pode optar por destinos ligados à natureza, pois isso é uma das coisas que todo mundo gosta e conhecer as belezas que nosso país tem a oferecer e as experiências adquiridas são encantadoras.  Além disso, os pais também conseguem se entreter e ao mesmo tempo descansar.

Quais passeios fazer nas férias escolares? 1

Por que viajar para pardinho? 

Apesar de não ter praias, Pardinho possui belas paisagens e muitos pontos turísticos de ecoturismo e aventuras. Confira um passeio completo aqui na Cuesta!

Confira algumas das belas paisagens que temos aqui na Cuesta:

Mirante do Gigante Adormecido

Quais passeios fazer nas férias escolares? 2

A via local Estrada do Picadão proporciona uma vista maravilhosa do Gigante Adormecido (também conhecido como Gigante Deitado). Confira a matéria que a Globo fez sobre Pardinho e o Gigante Deitado, que está no site do G1.

Quais passeios fazer nas férias escolares? 3

Três Pedras

Quais passeios fazer nas férias escolares? 4

As três pedras formam os pés do Gigante Adormecido e estão localizadas na propriedade particular do Sítio Três Pedras, no município de Bofete. Local cheio de mistérios e lendas que envolvem o famoso Caminho do Peabiru, uma rede de estradas feitas pelo povo Inca que tinha como objetivo ligar o Oceano Pacífico ao Atlântico. A entrada custa R$10,00 para pessoas acima de 6 anos.

Pedra do Índio

Quais passeios fazer nas férias escolares? 5

É um mirante localizado no topo da Cuesta, em Botucatu. É o principal ponto para observar as Três Pedras e tem uma vista panorâmica de mais de 30km. Recebe esse nome por se parecer com a cabeça de um índio dependendo da posição que é vista. Acesso pelo Sítio Planalto, propriedade particular. A entrada custa R$ 5,00.

Além de ter uma população acolhedora, que tornam a experiência ainda mais inesquecível. Para quem está em busca de tranquilidade, é um ótimo refúgio também. 

Véu de noiva

Quais passeios fazer nas férias escolares? 6

A cachoeira Véu de Noiva é formada pelo Rio Pardo e tem queda de cerca de seis metros. Ela é ideal para ir com toda a família, de crianças a idosos, pois possui uma boa infraestrutura.Tem área de lazer, estacionamento, tobogã aquático, quiosques, churrasqueiras, lanchonete e banheiros públicos.A trilha é extremamente tranquila, sem nenhum nível de dificuldade. Fica a cerca de 20 minutos do centro de Pardinho.

Cachoeira da Marta

Quais passeios fazer nas férias escolares? 7

Tem uma queda de 38m e piscina para banho. O local abriga o vale do Rio Roseira e além da riqueza vegetal, a região conta com um abrigo de animais com risco de extinção. A Trilha da Marta tem percurso de curto comprimento (246m) em área relativamente íngreme, equipada em toda sua extensão com escada de madeira de eucalipto tratado, num total de 125 degraus. Essa cachoeira é maravilhosa, mas a trilha é de difícil acesso. Entrada pelo km 243,8 da Rod. Marechal Rondon, a 25km de Pardinho.

Centro Max Feffer

Quais passeios fazer nas férias escolares? 8

O Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, criado em 2008 em Pardinho, é uma iniciativa do Instituto Jatobás para desenvolver e difundir a sustentabilidade na região. Este é um espaço que serve aos programas e ações promovidos pelo Sistema Ecopolo, o que o torna um espaço de aprendizado e de vivências comunitárias. O edifício é um dos 10 finalistas do prêmio GreenBest 2011. É reconhecido mundialmente como exemplo de construção sustentável pela sua aplicação de energia e design pelo United States Green Building Council. E recebeu ainda uma menção honrosa na 8º Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizada em 2009. 

Paróquia do Divino Espírito Santo

Quais passeios fazer nas férias escolares? 9

Paróquia do Divino Espírito Santo Erguida em 1894 de uma generosa doação de João Antônio Gonçalves em louvor ao Divino Espírito Santo. A construção teve início em 1917 e completou 100 anos em 2017. Local de festividades desde 1896 com a doação da imagem da Nossa Senhora da Conceição. Desde então tem-se registros da festa do Divino Espírito Santo, São Roque – São João que mantêm a tradição da fogueira na frente da matriz até hoje.

Ecoturismo e aventura

Tirolesa do Gigante

Aventura e emoção na dose certa, com aproximadamente 800m e três lances. A descida leva de brinde a vista do Gigante Deitado ao fundo.

Base da Nuvem 

Para os amantes de fortes emoções através de esportes radicais a base da nuvem é o local onde se pode fazer voos de parapente (voos duplos). Está localizada no município de Botucatu.

Passeios de Buggy 

Para conhecer pontos de observação da natureza e a cultura rural, com várias opções de roteiros.

Passeios a cavalo

A Cuesta Equestre tem a proposta de explorar a região a cavalo, com 3 roteiros com duração de 1h a 4h, com a Cuesta como pano de fundo. Eles também possuem aulas de equitação, cursos, doma racional e hospedagem de animais.

Slackline/ Highline 

Cada vez mais popular, o Slackline também pode ser praticado na região, inclusive na paisagem das Três Pedras, em grandes altitudes. A prática não só melhora o equilíbrio, como exercita a musculatura de todo o corpo, desenvolve os reflexos e é um exercício mental para a concentração.

Viajar em qualquer estação

Viajar para Pardinho, não é necessário planejar para apenas uma estação ou época específica do ano, pois é possível realizar diversas atividades quanto no verão ou inverno. É claro que para realizar alguns passeios com as crianças, é melhor que esteja em um clima agradável, mas não há nada que impeça de realizar. Caso atrapalhe o que foi planejado, é só trocar a rota para algum outro tipo de atração, em ambientes fechados ou vice-versa, pois o que não falta na região é atração. 

Também vale pesquisar os eventos que irão acontecer na região com antecedência, para marcar a viagem a tempo de participar dos nossos eventos regionais, como festa julinas/juninas, competições de ciclismo, entre outros. 

Venha passar as férias escolares em Pardinho, garanto que você voltará para casa com a mala cheia de lembranças. E se sentirá em casa, pois nós sabemos como recepcionar os turistas e acolhê-los. Hospede-se em um de nossos chalés, nossa vista é incrível. Conheça nossas acomodações ou clique no botão abaixo para solicitar um orçamento.

Se está pensando em ir viajar, leia nosso conteúdo. Nele expliquei como fazer um checklist, como arrumar a mala e o que levar sem que seja um processo cansativo e para que não haja possibilidades de esquecer coisas que são importantes. Acesse: Checklist: o que devo levar na mala em uma viagem?

Referência: https://noticias.botucatu.com.br/2018/11/28/pedra-do-indio-sera-um-dos-destinos-do-descubra-botucatu-no-domingo-2/

https://globoplay.globo.com/v/7365029/

Leia nossos artigos anteriores

Para onde viajar nas férias e quais passeios turísticos fazer? Esses são um dos principais questionamentos dos pais, pois alguns não conseguem pegar férias junto com seus filhos...