Tudo o que você precisa saber para melhorar a sua saúde física e mental

saúde

Você anda meio pra baixo, sem desejo de fazer muitas atividades? Talvez você esteja precisando viajar. Deseja saber o por quê ? Continue a leitura! 

Você sabia que viajar faz bem para a saúde? Independente da rota, seja ela nacional, internacional, longe ou perto, viajar fará bem para a sua saúde, pois você estará sendo exposto a diferentes ambientes e deixando o stress e correria do dia a dia para trás.

Além dos benefícios que nós já conhecemos, como a diversão, conhecimento de novas localidades e contato com outras culturas, também é possível experimentar uma gastronomia diferente, também existem outros benefícios, que muitos não conhecem. Entre eles estão:

Viajar faz bem para a saúde mental

Viajar além de fazer bem para o corpo, também faz bem para saúde mental, pelo simples motivo de que o nosso cérebro merece descansar! Quando viajamos damos uma pausa em todo o estresse do trabalho, como no filme click. A nossa única preocupação é curtir o momento e se divertir ao máximo. Essa ação contribui com a diminuição do estresse mental e emocional.

Um estudo mostrou que férias de quatro dias no “fim de semana prolongado” tiveram efeitos positivos no bem-estar, recuperação, tensão e estresse percebido por até 45 dias. Enquanto a redução na tensão foi maior para quem passou as férias fora de casa, os outros efeitos foram semelhantes para aqueles que ficaram em casa.

Disponível em: <https://www.mdpi.com/1660-4601/15/1/130>. 
Tudo o que você precisa saber para melhorar a sua saúde física e mental 1

Viajar proporciona longevidade

Você tem amigos que viajam sempre que possível? Já percebeu que parece que nunca envelhecem? Eles estão provando de uma fonte da juventude que você também pode provar, ela se chama viajar e pode ser encontrada em  diversos locais! 

Embora muitas pessoas não saibam, estudos comprovam que as pessoas que viajam tendem a ter mais qualidade de vida, isso porque a junção do que foi dito nos tópicos acima, contribuem com a qualidade de vida, certo? Com isso somos mais felizes, saudáveis, tranquilos e  propensos a termos uma vida mais longa. 

Viajar ajuda no desempenho do trabalho

Ao realizarmos uma viagem, nossa criatividade é estimulada, pois, ficamos inspirados com a cultura local e isso nos ajuda a conectarmos com o nosso  “eu”. Com isso conseguimos nos sentir melhor e a qualidade de vida aumenta. 

Por isso, os benefícios psicológicos que viajar nos proporciona, faz com que quando voltarmos para a rotina de trabalho habitual, estejamos com toda aquela disposição. 

Viajar proporciona boas noites de sono

Quando viajamos e exploramos novos lugares, ao chegarmos em casa, o que nós queremos é: DORMIR! Por isso, viajar nos proporciona boas noites de sono, pois, quando ficamos o dia todo passeando, conhecendo as atrações locais, enfim, nos divertindo, ao chegarmos no local de descanso, o sono vem fácil. 

Pesquisas revelaram, que quando viajamos, nossas noites de sono melhoram, isso porque, deixamos de nos preocupar e nosso estresse é aliviado, pois, saímos da rotina da vida cotidiana e nos damos uma folga. Por isso, quando retornamos, estamos renovados e capacitados para lidar com o que vier. Viajar é um presente que você deve se dar, sempre que possível, mesmo que seja uma pequena pausa. 

saúde

Viajar fortalece laços

Viajar com pessoas que conhecemos é sempre bom, ainda mais quando são nossos familiares, afinal, nós sabemos do que eles gostam e fica mais fácil para definir a rota da viagem. Com isso, ao passarmos um tempo com eles, os laços são fortalecidos, pois todos irão liberar a carga de estresse juntos e também se divertem em dobro!

Uma pesquisa do Departamento de Serviços de Saúde do Arizona, com mulheres do estado de Wisconsin, comprova que viajar pode fortalecer laços e melhorar o desempenho no trabalho. Eles tiveram os seguintes resultados: 

Mulheres que tiram férias com frequência têm menos probabilidade de ficarem tensas, deprimidas ou cansadas e ficam mais satisfeitas com o casamento. Esses benefícios psicológicos pessoais que levam ao aumento da qualidade de vida também podem levar a um melhor desempenho no trabalho.

Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16218311>.

Com isso, conclui-se que tirar férias frequentes e viajar contribuem com o aumento da qualidade de vida e nossa saúde física e mental. Para aqueles que não possuem muitos dias para viajar, uma folga  de fim de semana pode bastar.

Além disso, existem opções que podem te agradar, como a região da Cuesta de Botucatu e Pardinho, que é o lugar ideal para tirar um tempo para si, em meio a natureza, pois como dito acima, o que precisamos mesmo é sair da rotina para que nossa saúde física e mental melhore. 

Faça as malas e venha hospedar-se em nossos Chalés e venha descobrir a terra da aventura e a terra das emoções, baixe nosso ebook gratuito Guia do Turista. Nele você vai encontrar todos os pontos turísticos, passeios, serviços e os principais comércios da nossa região. Com ele em mãos, sua viagem vai ser muito mais tranquila e divertida.

Tudo o que você precisa saber para melhorar a sua saúde física e mental 2

Leia nossos conteúdos anteriores:

Referência: https://www.verywellmind.com/take-vacations-for-stress-relief-overall-health-3145274

Referencia de imagens:
br.freepik.com
pxhere.com

Você sabia que viajar faz bem para a saúde? Independente da rota, seja ela nacional, internacional...leia mais