Cuesta é polo de ecoturismo de aventura em São Paulo

A vida nas grandes cidades é tão estressante que, cada vez mais, as pessoas procuram destinos de ecoturismo e aventura para recuperar as energias. Porém, ao juntar essas duas palavras, muita gente já pensa em Brotas, Socorro ou até mesmo em viagens mais longas, como as chapadas ou Bonito. Mas você sabia que há um polo de ecoturismo de aventura em São Paulo, a menos de duas horas da capital? Se não sabia, precisa conhecer o Polo Cuesta.

A região é formada pelos municípios de Anhembi, Areiópolis, Avaré, Barra Bonita, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel, e tem a sua formação rochosa (denominada Cuesta) como principal característica.

O que tem para fazer?

Bem, por ser uma formação rochosa, um dos principais destaques da região é justamente a contemplação da paisagem nos diversos mirantes espalhados pela região. Cidades como Pardinho e Botucatu, localizadas no topo da elevação, são as melhores para colecionar grandes paisagens. A Pedra do Índio e a Venda do Vivan também são paradas obrigatórias nesse sentido.

Rapel

Se o charme é o relevo, nada mais justo do que aproveitar as rochas para fazer um rapel cheio de adrenalina. Nesse quesito, a Cuesta não vai te decepcionar.

Tirolesa do Gigante

Se você curte uma tirolesa, precisa conhecer essa. Além de descida de 800 metros (dividida em três etapas) a atração está no topo da Cuesta e diante de uma das paisagens mais famosas da região: o Gigante Adormecido. Imagina o visual!

Cuesta é polo de ecoturismo de aventura em São Paulo - Três Pedras e Tirolesa

Cachoeiras

A união do relevo e o curso da água sempre dá uma combinação que alegra – e congela – muitos turistas. Por isso, para quem quer conhecer a região da Cuesta no verão, mergulhar nas cachoeiras é uma parada indispensável.

Passeios de buggy

Para conhecer vários pontos da região de uma só vez, o ideal é apostar em passeios de 4X4 ou buggy. Com esses veículos especiais, você terá acesso a lugares onde o seu carro poderia passar vergonha.

Cuesta é polo de ecoturismo de aventura em São Paulo - Passeios de Buggy

Trekking

Aos amantes de trilhas, andar pela parte de baixo da Cuesta pode render paisagens que mais parecem chapadas. Se você está interessado, não deixe de conhecer de perto as Três Pedras.

Voo livre

Como se não bastassem todas as atividades em terra, a região também conta com a possibilidade de explorar os bons ares de Botucatu. Basta agendar seu passeio na Base da Nuvem.

https://www.facebook.com/nabasedanuvembotucatu/photos/a.202604000486031/343549799724783/?type=3&theater

A região da Cuesta já está ficando bem conhecida entre os aventureiros, mas ainda está longe de ser superlotada. Esse é um dos melhores momentos para descobrir essas e muitas outras opções de passeios. Gostou da ideia? Então, aproveite, que nós temos três chalés bem perto das atrações para você se hospedar e curtir cada uma delas. 

Solicite um orçamento clicando no botão abaixo.

Leia nossos artigos anteriores

Em franco crescimento, polo já tem chamado a atenção dos viajantes que procuram adrenalina e natureza.